Serviços Prestados

Um dos Serviços prestados inerente às Respostas Sociais é o de Animação Sociocultural, que assume especial relevância nos dias de hoje, uma vez que se pretende uma população idosa cada vez mais ativa e autónoma.

Animação Sociocultural

"A Animação Sociocultural é o conjunto de práticas desenvolvidas a partir do conhecimento de uma determinada realidade, que visa estimular os indivíduos, para a sua participação com vista a tornarem-se agentes do seu próprio processo de desenvolvimento e das comunidades em que se inserem. A Animação Sociocultural é um instrumento decisivo para um desenvolvimento multidisciplinar integrado dos indivíduos e dos grupos."

Para além dos serviços prestados inerentes às respetivas Respostas Sociais, existe ainda um conjunto de outros serviços que se encontram disponíveis na Instituição, são eles:

 

Fisioterapia

 

É  o  tratamento  de  pacientes  por  diferentes  métodos  e  técnicas, com  o  objetivo  de restaurar, desenvolver e conservar ao máximo a capacidade funcional do utente.

 

Previamente  são  realizados  um  diagnóstico  e  uma avaliação  do  utente,  Avaliação  Física  Funcional  ou  Cinética Ocupacional,  com  a  finalidade  de  detetar  o  real  estado  do mesmo,  para  só  então  prescrever  os  métodos  e  técnicas  que  melhor  possam  restaurar,  desenvolver  e  conservar  a  capacidade  física  ou  mental conforme o caso.

 

As Aulas de Movimento pressupõem uma atividade física que promove o aumento da força muscular, da flexibilidade e logo da mobilidade. Esta  está  associada  à  boa  saúde  mental,  bom  humor,  menor  depressão  e  ansiedade  e melhor  sensação de bem-estar. Com  o  aumento  da  atividade  física  o utente tende  a  melhorar  o  seu estado  de  saúde,  diminuindo  a  dependência,  a ociosidade favorecendo a socialização e com isso melhorando a sua qualidade de vida.

 

Transporte de Sócios

 

Este  serviço  destina-se  a  todos  os  sócios  da  instituição  em  deslocações  da  sua  residência  para  o  local pretendido.  O  local  pode  ter  como  propósito,  o  transporte  não  urgente  para  prestação  de  cuidados  de saúde, bem como outros fins.

 

Considera-se transporte não urgente, o transporte de doentes associados à realização de uma prestação de  saúde  e  cuja  origem  ou  destino  sejam  os  estabelecimentos  e  serviços  que  integram  o  SNS  ou  as entidades  de  natureza  privada  ou  social  com  acordo,  contrato  ou  convenção  para  a  prestação  de cuidados de saúde, nas seguintes condições:  

 

  • Consultas, internamento ou cirurgia de ambulatório; 

  • Tratamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica; 

  • Transporte do doente após a alta de internamento, com prévia prescrição médica; 

  • Transporte do doente após a alta de urgência, com prévia prescrição médica.

 

A   este   serviço   pode   estar   associado   o   serviço   de   acompanhamento,   que   é   realizado   por   uma colaboradora do CCLT, para auxílio na deslocação e na atividade inerente ao serviço.

 

Enfermagem

Serviços de Cuidados de Saúde primários, como realização de pensos, administração de injeções, entre outros, para sócios e clientes no domicilio.

Este serviço carece de marcação prévia e programada, para a sua realização.